domingo, 22 de março de 2015

Depois da “presidenta”, temos a “modela”

 

 

A estupidez do Acordo Ortográfico não me deixa de surpreender, porque há nele muito de irracional. É certo que o Acordo Ortográfico não diz expressamente que se deve escrever “estudanta”, “presidenta” anta, “transeunta”, modela, etc., mas está implícito nele o libertinismo do caos ortográfico e da desagregação e decadência da língua portuguesa.

a-modela

Essa gente vai ter que pagar pelo que está a fazer.


Adenda: recebi a seguinte mensagem:

Caro Orlando Braga, boa tarde.

O meu nome é [segue-se o nome, que não divulgo] e sou eu que coordeno a plataforma Porta351 que mereceu a sua atenção no último dia por causa da "modela" Sara Sampaio.

Se leu o artigo por inteiro reparou, certamente, que de todas as vezes que a palavra foi repetida apareceu como "modelo" e não como "modela" mas a verdade é que tenho o meu corrector automático programado segundo o novo acordo ortográfico e ele decidiu mudar o "modelo" para "modela". Onde vi, alterei mas, pelos vistos, escapou-me a "modela" do lead... Mea culpa, tão mea culpa. Ainda assim, penso que continua a haver uma diferença entre um erro e uma gralha.

Aproveito para lhe dizer também que partilho da sua opinião - ou, pelo menos, do que que acredito ser a sua opinião - em relação ao novo acordo ortográfico: é um erro crasso. Mas, ao que parece, é um erro com o qual teremos de saber viver pois não me parece que haja grande margem para o inverter. Oxalá eu esteja errada.

Por fim, termino agradecendo-lhe: apesar de pouco simpático, o seu texto chamou-me a atenção para a gralha e deu-me a oportunidade de a corrigir. Algo que gosto sempre de fazer quando me engano.
Desejo-lhe um resto de bom fim-de-semana.
Com os melhores cumprimentos,

Coordenação
Porta351

Afinal, “modela” é  mesmo uma palavra sancionada pelo Acordo Ortográfico! Inacreditável!

2 comentários:

  1. o que me espanta é esta fatalidade que as pessoas divulgam como "parece que temos de viver com ele, que não há margem para inversões", não há porque se deixa fazer porque nós os portugueses vivemos num fatalismo incrível e ELES sabem disso, sabem que nos podem até c**** em cima e nós vamos ainda dizer, "pois eles estavam cheios de dor de barriga e temos de aceitar" triste muito triste, povo renegado

    ResponderEliminar

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.