terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O cardeal Bergoglio continua a dizer asneiras!

 

Não tenho tempo (nem paciência) para traduzir a última entrevista do cardeal Bergoglio, mas aconselho a leitura. A sensação que tenho é de desânimo, perante tamanha mediocridade! E a mediocridade é tanta que não há ponta por onde se lhe pegue... mas vou referir aqui duas ou três coisas.

A comparação que o cardeal Bergoglio faz entre a sua encíclica Evangelii Gaudium, por um lado, e a doutrina social che-bergoglio-png-webda Igreja marcada pela encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII, por outro lado, é pura falácia. Basta ler uma e outra para verificar a falácia. Uma coisa é criticar as diferenças de rendimentos e de classes sociais (que é o que este papa faz); outra coisa, bem diferente, é ser crítico da pobreza (que foi o que o Papa Leão XIII fez).

O cardeal Bergoglio é muito perigoso — ou porque é estúpido, ou porque é malicioso: é esta a minha dúvida (se é uma coisa ou outra). Por exemplo, numa mesma frase mistura ideias e conceitos totalmente diferentes, mas tentando que a conclusão que se retire da frase seja coerente. Um exemplo concreto que podemos verificar na entrevista: mistura, numa mesma frase, a possibilidade (na opinião dele) da comunhão eucarística dos divorciados, por um lado, e a necessidade de se baptizarem crianças que sejam filhas de mães solteiras, por outro lado — o que são coisas totalmente diferentes. Através de comparações entre coisas diferentes, o cardeal Bergoglio pretende que essas coisas diferentes sejam tratadas de forma igual.

O artigo a que faço referência conclui, com propriedade, que temos um Papa apóstata e até herético. Este Papa não é católico na verdadeira acepção da palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.