sexta-feira, 10 de julho de 2015

Os deputados do putedo (incluindo Assunção Esteves) adiam análise da ILC “Pelo direito a nascer”


“É a constituição moral da sociedade que fixa, a cada momento, o contingente dos mortos voluntários”

— Durkheim.

Eu acrescentaria: os mortos involuntários também.

Quando eu era mais jovem e quase imberbe, pensava que (ao contrário do que acontece nas ditaduras) os argumentos, em democracia, contavam para alguma coisa. Hoje penso que a democracia se transformou em uma espécie de ditadura em que (como acontece nas ditaduras) é uma pequena elite que comanda, arbitrariamente e contra qualquer argumentação racional, o destino de uma sociedade.

“A iniciativa, que tem poder de projecto de lei por ter sido assinada por mais de 35 mil cidadãos eleitores, já tinha estado no plenário do Parlamento para ser votada mas a maioria optou por fazê-la descer à comissão sem votação, para que a discussão se fizesse na especialidade. Antes, o assunto tinha-se tornado polémico por a Presidente da Assembleia da República ter forçado o agendamento da matéria depois de, numa conferência de líderes onde Assunção Esteves não esteve presente, ter-se decidido em sentido contrário.”

Parlamento volta a empurrar iniciativa de cidadãos contra interrupção da gravidez

Parece que a democracia permite que concepções tão fundamentais como o direito à vida possam ser entendidas de forma radicalmente diferente dentro de um mesmo partido político. Por exemplo: ou o Partido Social Democrata é contra a ILC  “Pelo direito a nascer”, ou Assunção Esteves está a mais no Partido Social Democrata. No que diz respeito a um assunto tão fundamental, não podem existir ambiguidades ou ambivalências dentro de um partido político: seria coisa semelhante que dentro do Partido Social Democrata coexistissem economistas marxistas e liberais.

De que valeu apresentar a ILC? Em termos práticos, nada. O regime dito “democrático” está exangue, à espera da machadada final. A dissolução do Euro e da União Europeia preparam o golpe-de-estado que se deseja. Se isto é “democracia”, que  venha então uma ditadura que imponha o direito a nascer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Neste blogue não são permitidos comentários anónimos.